Entenda o que é um oxímetro

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

O oxímetro de dedo ou oxímetro de pulso é um pequeno aparelho simlar a um pregador. Ele é colocado no dedo da mão e faz a medição do nível de oxigênio no sangue por meio de feixes de luz. Muito prático pode ser adquirido em lojas especializadas.

Ele é muito utilizado por pessoas com doenças pulmonares, justamente para que elas se mantenham informadas. No momento, em função do coronavírus, outras pessoas podem adquirir o aparelho.

Qual a importância de ter um oxímetro em casa?

Para o devido monitoramento, afinal, pode ser que uma pessoa sinta dificuldade para respirar mesmo com o nível de oxigenação no sangue normal, mas, como já mencionado anteriormente, pode ser que o nível de oxigênio no sangue comece a cair sem que a pessoa sinta falta de ar.

O oxímetro está sendo usado para identificar com antecedência a pneumonia causada pela Covid-19, mas esse é apenas um dos vários sinais de atenção. É importante lembrar que o aparelho não irá diagnosticar doença alguma, apenas alertar para um dos sintomas.

Pessoas do grupo de risco, aquelas que tiveram testes positivos para o coronavírus e teste rápido negativo para a doença, assim como aquelas que estão com febre, tosse e fadiga, são as pessoas mais indicadas para adquirir o aparelho.

Como identificar se o nível de oxigênio está normal ou não?

Segundo o padrão médico, para pessoas saudáveis e sem doenças crônicas respiratórias ou cardiovasculares, a concentração normal de oxigênio que é transportada pelo sangue deve ser igual ou superior a 96%.

Se essa porcentagem for igual ou menor que 92%, indica alerta para a possibilidade de alguma alteração no transporte de oxigênio pelo organismo. E caso a medição indique um valor igual ou inferior a 89%, a falta de oxigenação já é considerada grave.

No oxímetro de dedo, é possível identificar o nível de oxigênio no sangue por meio da sigla “SpO2”. Além desse valor, ele também mostra os batimentos cardíacos por minuto (bpm). Para não ter nenhuma dúvida na hora de avaliar o resultado, é indicado o acompanhamento de um profissional da saúde.

Como se usa o oxímetro?

O passo a passo é simples: você prende o dedo no aparelho, aperta o botão de ligar e aguarde alguns segundos que os valores irão aparecer na tela. Um aparelho de simples manuseio.

No entanto, o que precisa de atenção são outros detalhes. Como, por exemplo, o fato de que a medição não deve ser feita com as mãos frias porque a circulação do sangue na ponta dos dedos diminui, podendo resultar em valores adulterados.

Um outro detalhe importante é que a medição também não deve ser feita com as unhas pintadas. O esmalte impede que os feixes de luz atravessem os tecidos e obtenha um resultado preciso.

A Vital Life atua há mais de 11 anos oferecendo os melhores serviços no setor hospitalar, com atendimento em todo o território nacional.

Consulte-nos!! (21) 3108-5988 / (21) 96472-5122