Atualmente, a preocupação com a saúde e bem-estar vem crescendo cada vez mais, primeiramente, em função do apelo de médicos/profissionais da área ou de programas de TV, internet e jornais para que as pessoas apostem no cuidado da saúde. Diante desse fato, os indivíduos passam a se interessar mais em cuidar de si e um desses cuidados é com o controle da pressão arterial, por isso, surge o interesse nos aparelhos de pressão para uso doméstico. Esse tipo de dispositivo é extremamente fácil de usar, funciona com poucos comandos e ajuda no controle de um mal silencioso, mas potencialmente grave: a hipertensão.
Por quê controlar a pressão arterial?
Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância de manter a pressão arterial dentro de parâmetros “normais”. Entretanto, apesar de esse tipo de informação ser relativamente bem disseminada, a maioria das pessoas não sabe o porquê e nem quais são os riscos de se tornar uma pessoa hipertensa.
Verdade é que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de muitas doenças cardiovasculares graves, porém, com a adoção de um estilo de vida saudável e de medidas preventivas, é possível evitar que essas patologias surjam ou se agravem.
Um paciente só pode ser considerado hipertenso se ele apresentar a pressão elevada com certa frequência. Mesmo nesses casos, há um enorme potencial em reduzir a incidência de todos os problemas subsequentes, sobretudo se houver um diagnóstico precoce e com a prática dos tratamentos adequados.
O que é o aparelho de pressão de pulso?
O aparelho de pressão de pulso nada mais é do que um medidor de pressão digital que afere a pressão arterial ao ser colocado nessa região do corpo e sua função é ajudar no controle e interpretação das alterações do bombeamento sanguíneo pelo coração.
Um medidor de pressão de pulso é muito interessante para se ter em casa, pois é um dispositivo compacto, fácil de usar e extremamente útil para idosos. Também com ampla serventia para adultos ou até mesmo os mais jovens. Isso porque os problemas de saúde e as taxas de estresse estão bastante elevadas e causam sintomas cada vez mais precoces.
São confiáveis as medições realizadas por esses dispositivos?
Com os avanços tecnológicos, hoje em dia é possível aferir a pressão nesses dispositivos sem nenhum medo, pois eles apresentam uma alta taxa de precisão. Os modelos de pulso são similares aos melhores dispositivos tradicionais de braço, apresentando resultados bem consistentes. Por conta disso e de sua extrema praticidade, a tendência é que, em breve, eles dominem o mercado, pois a comodidade agiliza o trabalho de monitorar os parâmetros de hipertensão.
Algumas dicas para aferir a pressão arterial.
Todos nós sabemos que, para evitar a hipertensão, é necessário praticar alguma atividade física, tentar perder peso e tomar alguns cuidados básicos com a alimentação, porém, devemos também aferir a pressão arterial do jeito correto para saber se estamos dentro dos parâmetros aceitáveis diariamente.
Para isso, é importante não tomar café nem realizar exercícios por cerca de meia hora antes do procedimento. Também é importante escolher um ambiente no qual você se sinta tranquilo, pois ficar nervoso pode alterar os resultados.
Durante a medição, procure manter os braços e as costas bem apoiados e encoste os pés no chão. Evite também conversar ou fazer movimentos bruscos, assim sua medição será mais precisa.
E aí, ficou interessado nos medidores de pressão? Então aproveite e adquira já o seu com a Vital Life.